Reflexão
A Arca lembrava ao povo a presença tangível e a fidelidade de Deus, sinal de que Ele caminhava com Israel. Hoje ela nos convida a reconhecer essa fidelidade e a guardar a memória que orienta nossa caminhada, lembrança visível da aliança.
O Altar era o centro do encontro, espaço de reconhecimento, sacrifício e adoração. Em nossa vida cristã é essencial retornar a esse lugar simbólico, vivendo como um povo que se reúne em lugar de encontro e entrega para oferecer o coração a Deus.
Assim, Arca e Altar nos lembram que a presença divina se carrega no caminhar e se celebra no culto; nossa fé se manifesta tanto em obedecer quanto em louvar e oferecer a vida ao Senhor.