Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Epístola aos Hebreus

Epístola aos hebreus
Epístola aos hebreus

Hebreus é um livro que vem sendo estudado há séculos e ainda hoje está sendo estudado. Mas por que isso acontece? O que torna os hebreus tão especiais?

O livro de Hebreus foi escrito pelo Apóstolo Paulo entre 55 e 60 DC. Foi escrito para cristãos judeus que estavam lutando com sua fé. Estes cristãos estavam sendo tentados pelos ensinamentos de outras pessoas que diziam que Jesus não era Deus, mas apenas um homem. O objetivo dos hebreus era encorajar esses cristãos a manter sua fé em Jesus e também mostrar-lhes como poderiam conhecê-Lo mais pessoalmente.

O autor de Hebreus começa dizendo-nos que ele “viu Jesus” (Hebreus 1:1). Ele O havia visto face a face! Isto lhe teria dado uma perspectiva única sobre o que podemos saber sobre Deus através de Jesus Cristo. Estas coisas não são apenas idéias ou opiniões, mas verdades reais sobre Deus!

Hebreus continua a nos contar o que aconteceu quando Jesus morreu na cruz e como Ele ressuscitou três dias depois (Hebreus 2:9-18). Isto nos diz que Ele é verdadeiramente Deus, porque ninguém mais fez isto antes! Ele explica então como Jesus se tornou nosso Sumo Sacerdote depois do ordem de Melquisedeque e como ele ainda está vivo hoje. Isto nos diz que Jesus não é apenas mais um profeta ou professor, mas o Filho de Deus! 

O Destinatário

Quem eram os hebreus?

O autor de Hebreus se dirige a seus leitores como “hebreus”, um termo que parece ter sido usado pelos gregos para se referir a todos os judeus. Este também foi o nome dado a eles por seus companheiros israelitas porque falavam aramaico (hebraico). Esta não era sua língua nativa, mas eles a haviam adotado como sua língua. O autor os chama de “hebreus”, a fim de distingui-los de outros grupos de pessoas que seguiam a Lei de Moisés (1:1).

Por que o autor escreveu a eles?

O autor escreveu este livro para ajudar aqueles que estavam lutando em sua fé – especialmente aqueles que eram tentados pela heresia. Ele queria que eles se lembrassem como Deus os redimiu do Egito e lhes deu Sua Lei, da qual eles haviam se afastado (2:1). Ele também queria que eles se lembrassem de como Deus havia prometido uma Nova Aliança através de Jesus Cristo, que seria cumprida quando Ele voltasse novamente (8:6-13).

A Mensagem de Hebreus

O tema central do livro

O tema central do livro pode ser resumido em uma palavra: superioridade. O autor argumenta que Jesus é superior a Moisés e aos anjos, sobre os anjos e sumo sacerdotes, sobre Aarão e os filhos de Aarão e sobre Abraão, Isaac e Jacó. Ele até afirma que a glória de Jesus superou a glória de Moisés quando ele apareceu no Monte Sinai (Hebreus 12:18-24).

A superioridade de Cristo em relação a Moisés e os anjos

Jesus Cristo é maior do que qualquer profeta, sacerdote ou anjo – incluindo o próprio Satanás (1:4-8). Ele não apareceu apenas como eles; ele era na verdade Deus em carne humana (2:9-11). Isto significa que se alguém quer ser salvo de seus pecados e ter vida eterna com Deus, deve se afastar de suas antigas maneiras de adorar falsos deuses – especialmente aqueles que afirmam ser mediadores entre Deus e a humanidade (3:1-6).

Jesus, o Sumo Sacerdote

Jesus é nosso Sumo Sacerdote. Ele é aquele que foi ao Pai em nosso favor, oferecendo o sacrifício perfeito de si mesmo, e então se tornou nosso grande sumo sacerdote. Hebreus 4:14-16 declara:

“Desde então, temos um grande sumo sacerdote que passou pelos céus, Jesus, o Filho de Deus, mantenhamos firme nossa confissão”. Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas, mas um que tenha sido tentado em todas as coisas como nós somos, mas sem pecado. Aproximemo-nos, portanto, com confiança do trono da graça”.

Jesus ofereceu-se a si mesmo como sacrifício por nossos pecados. Ele mesmo entrou no céu para interceder por nós diante de Deus e nos representar diante dele (Hebreus 4,14-16). Desta forma, ele se tornou nosso grande sumo sacerdote.

A Fé dos Hebreus Antigos

O exemplo de Abraão, Isaac e Jacob

A fé dos antigos hebreus pode nos inspirar hoje. O livro de Hebreus começa com um lembrete de que os heróis do Antigo Testamento tinham fé no verdadeiro Deus, mesmo que não tivessem nenhuma revelação escrita para guiá-los. Eles viviam pela fé. Estes homens e mulheres foram salvos pela fé. Mas eles não acreditavam apenas em Deus – eles também o obedeciam. Confiavam nele o suficiente para obedecer às suas ordens. Esta é uma lição importante também para nós hoje. Devemos confiar em Deus o suficiente para obedecer a sua Palavra em nossa vida diária.

Como a fé dos antigos hebreus pode nos inspirar hoje em dia?

No capítulo 11, lemos sobre alguns exemplos específicos da história hebraica que mostram o que significa ter fé em Cristo:

Abraão acreditava na promessa de Deus de que se tornaria pai de muitas nações (Gênesis 15:5). Ele estava tão certo de que esta promessa se tornaria realidade, que foi adiante e se circuncidou como um sinal de que estava disposto a obedecer à ordem de Deus (Gênesis 17:10-14). Apesar de ainda não ter Isaque (ou qualquer filho), ele seguiu em frente com algo difícil porque acreditava tanto na promessa de Deus.

A Importância do Sacrifício de Cristo

O autor de Hebreus, que tem escrito nos capítulos anteriores sobre como Jesus é maior que os anjos e Moisés, agora volta sua atenção para o que significa o sacrifício de Jesus na cruz. Ele nos diz que foi através do sangue de Jesus que os pecados foram perdoados e reconciliados com Deus (1,3). Ele nos mostra que este sacrifício era necessário porque o pecado não podia ser perdoado sem uma oferenda feita por alguém que é perfeito (4:15). Ele nos diz que ele afasta os pecados de uma vez por todas (9:26), para que aqueles que têm fé não tenham que oferecer sacrifícios novamente. Ele também diz que se este novo pacto não tivesse sido estabelecido, então não haveria como salvar as pessoas de seus pecados (8:13).

Esta passagem nos dá um vislumbre do que Deus fez por nós ao enviar Seu Filho para morrer por nossos pecados – é somente através de Sua graça e misericórdia que somos salvos. Ela também nos dá uma idéia do quanto Deus nos ama ao enviar Seu Filho, que se tornou homem, sofreu e morreu para que possamos viver eternamente com Ele no céu um dia.

O Novo Convênio

A diferença entre o Novo e o Antigo Convênio

O Novo Pacto é um tema importante em hebraico. Este pacto foi prometido a Abraão e cumprido através de Cristo (ver Gênesis 12:1-3, 15:17-21; Gálatas 3:16-18), assim como através de seus apóstolos (Atos 2:39). Não é somente para os judeus, mas também para os gentios que acreditam em Jesus como seu Messias (2 Coríntios 3:6) [1]. O autor de Hebreus enfatiza que este novo pacto é superior ao antigo porque foi feito sobre promessas melhores, temos melhor acesso a Deus através de Jesus Cristo, e temos maior segurança por causa da natureza eterna das promessas de Deus [2].

A diferença entre o Antigo e o Novo Convênio é que o primeiro era condicional de acordo com o que as pessoas podiam ou não fazer, enquanto o segundo é incondicional porque as pessoas são salvas apenas pela fé[3].

O que significa fazer parte do Novo Convênio

Em Hebreus 8:13 lemos que “ao chamar este pacto de ‘novo’, ele tornou o primeiro obsoleto; e o que é obsoleto e envelhecido logo desaparecerá”. O autor explica por que isto aconteceu comparando ambos os pactos: “Pois se o primeiro pacto tinha sido impecável, não haveria ocasião para procurar um segundo. Pois ele encontra falhas com eles quando diz: ‘Eis que os dias estão chegando’, declara o Senhor, ‘quando estabelecerei um novo pacto com a casa de Israel e com a casa de Judá, não como o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão para trazê-los para fora do Egito’. Este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias”, declara.

O autor então explica como o pacto com Israel é obsoleto e não mais aplicável, “Vou colocar minha lei dentro deles, e vou escrevê-la em seus corações”. E eu serei seu Deus, e eles serão meu povo”. Eles não mais ensinarão uns aos outros a conhecer Yahweh”, declara o Senhor.

A Necessidade de Perseverança

O autor de Hebreus adverte seus leitores para não se afastarem de sua fé em Cristo. Eles devem perseverar em sua fé e obediência ao Senhor, mesmo quando são tentados a abandonar suas crenças.

A passagem começa com um aviso de que aqueles que se afastam de Cristo serão destruídos (2:1-4). O autor então dá exemplos daqueles que provaram ser infiéis no passado, incluindo Noé, Ló e Moisés (2:5-8). Ele então exorta seus leitores a não seguirem seu exemplo abandonando sua fé em Cristo quando enfrentam a tentação (2:9-13).

O autor então mostra a seus leitores que eles não devem ficar surpresos se enfrentarem a tentação. Ao contrário, eles devem esperá-la e estar prontos para se oporem a ela (2:14-18). Ele fecha esta seção lembrando seus leitores de sua esperança em Cristo (2:19-22). Na seção seguinte, o autor mostra como seus leitores podem resistir à tentação, seguindo o exemplo de Cristo. Para isso, ele os leva de volta no tempo para Abraão (3:1-5), que foi provado por Deus, mas permaneceu fiel. Ele então volta sua atenção para Moisés e Raabe (3:6-12), que foram ambos salvos de seus inimigos porque confiaram em Deus e não no homem.

A Bíblia diz que o descanso de Deus é um presente para nós.

“Pois aquele que entrou em seu descanso também cessou de suas obras como Deus o fez de suas”. (Hebreus 4:10)

O que significa entrar no descanso de Deus

O descanso de Deus é o estado de estar em paz com Deus e ter seus pecados perdoados. É o objetivo final de seguir a Cristo. Na verdade, Jesus disse que Ele veio para que pudéssemos ter vida e tê-la mais abundantemente (João 10:10). É isso que significa entrar no descanso de Deus – encontrar a verdadeira vida em Cristo.

Como podemos alcançar o descanso de Deus

A única maneira de entrar no descanso de Deus é através da fé em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Isto significa acreditar que Ele viveu uma vida sem pecado, morreu na cruz por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, de acordo com as Escrituras (1 Coríntios 15:1-4). Significa também confiar somente nEle para a salvação, deixando de lado todas as outras fontes, tais como boas obras ou rituais religiosos. Somente assim poderemos nos ver como “em Cristo” e descansar pacificamente somente nEle – sabendo que estamos certos com Deus e não mais sob condenação por causa do pecado.

O Livro de Hebreus e a Teologia

A relevância do livro de Hebreus para a teologia cristã

O livro de Hebreus não é uma teologia sistemática, nem pretende ser uma teologia. Entretanto, ele contém alguns conceitos teológicos importantes que são úteis para compreender a fé e a vida dos cristãos em geral.

1) Fé em Cristo como Salvador do pecado (Heb. 2:14; 3:6; 4:14-16; 5:9; 6:1,2). A fé em Cristo é claramente apresentada como a base para a salvação da morte eterna. Não ganhamos o favor de Deus com nossos próprios esforços, mas o recebemos como um presente através da fé em Cristo.

2) Fé em Cristo como Sumo Sacerdote (Heb 4:14-16; 5:9; 6:1,2). Jesus é representado como nosso Sumo Sacerdote que ministra dentro do santuário celestial onde Ele intercede por nós em nosso favor diante de Seu Pai que está nos céus. Esta idéia vem do conceito do Antigo Testamento do papel mediador dos descendentes de Aarão (Êxodo 28:15-21; Lev 8:25-28). Os sumos sacerdotes de Israel eram seres humanos que ofereciam sacrifícios em favor dos israelitas pecadores que não podiam se aproximar de Deus por si mesmos.

Perguntas mais freqüentes sobre o Livro de Hebreus

O que a expressão “fé é a garantia das coisas esperadas” significa em Hebreus 11:1?

O versículo diz que através da fé, temos “a garantia das coisas esperadas”. A palavra traduzida “garantia” aqui é uma palavra grega que também pode ser traduzida como “prova”. A idéia é que nossa fé nos dá a prova do que esperamos. Isto é semelhante ao nosso uso da palavra “prova”. Por exemplo, se você acredita que alguém está lhe dizendo a verdade, então há provas de que está lhe dizendo a verdade. Da mesma forma, se você acredita que Deus existe e que se revelou a nós na Bíblia, então há provas de que Ele existe e se revelou. Isto não significa que a fé em si é prova ou evidência; é apenas outra forma de dizer que quando temos fé em Deus, não apenas acreditamos em algo baseado em nada além de um pensamento desejoso – ao contrário, acreditamos em algo porque há uma boa razão para acreditar (ver 2 Pedro 1:3-4). A fé não é confiança cega; é confiança baseada em boas evidências.

Quem foi Melquisedeque mencionado em Hebreus 7?

Melquisedeque aparece apenas uma vez na Bíblia, em Hebreus 7. Ele é mencionado apenas como um “rei da justiça”, e não está claro onde ele governou ou quando ele viveu. Parece provável que Melquisedeque tenha sido um antigo rei de Jerusalém (ver Gênesis 14:18-20), mas isto não pode ser provado somente a partir das Escrituras.

O que significa “Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre” em Hebreus 13:8?

A frase “Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre” significa que Jesus nunca muda. Ele sempre cumpre Suas promessas e faz o que Ele diz que fará (ver Hebreus 13:6). A Bíblia diz que Jesus é imutável, imutável, eterno e fiel (ver Hebreus 1:11; 2 Timóteo 2:13; Tiago 1:17).

Para refletir

Ao chegarmos ao final da Epístola aos Hebreus, somos confrontados com a grandeza de Cristo e a profundidade da fé cristã. O autor nos convida a fixarmos nossos olhos em Jesus, o autor e consumador de nossa fé, e a perseverarmos em nossa jornada cristã, seguindo o exemplo dos heróis da fé que nos antecederam. A mensagem de Hebreus nos desafia a vivermos em constante comunhão com Deus, em obediência e adoração, confiando na obra de Cristo em nosso favor.

Ao explorarmos esta epístola, descobrimos a riqueza da revelação de Deus em Cristo e a plenitude do plano de salvação que Ele realizou. Encontramos respostas para nossas dúvidas e consolo para nossas aflições. Somos fortalecidos em nossa fé e encorajados a perseverar, sabendo que a esperança que nos é proposta em Cristo é real e segura.

Que possamos, então, seguir em frente, com fé e esperança, fixando nossos olhos em Jesus e confiando em sua obra redentora. Que a mensagem de Hebreus continue a nos guiar em nossa jornada cristã, desafiando-nos a uma vida de santidade e compromisso com o Reino de Deus. E que a graça do Senhor esteja conosco em cada passo de nossa caminhada, até o dia em que o veremos face a face e seremos transformados à sua semelhança. Amém!