Reflexão
Permanecer em Deus é viver enraizado em Cristo, encontrando em sua presença a fonte que sustenta nossa vida. Jesus usou a imagem da videira para mostrar que só em conexão constante com ele é que há vida e fruto; essa intimidade nos fortalece nas mudanças e nas dificuldades, lembrando-nos de permanecer na videira para sermos sustentados.
A permanência se manifesta em hábitos simples e firmes: oração, leitura da Escritura, comunhão e obediência. Esses atos não são apenas deveres, mas caminhos pelos quais aprendemos a confiar; é possível, inclusive em meio à ansiedade, aprender a orar e confiar passo a passo, entregando as preocupações ao Senhor e aguardando sua direção.
Quando cultivamos essa vida em Cristo, frutos aparecem — amor, paciência, alegria — mesmo em estações secas. Ficar perto de Deus transforma nossa perspectiva: em vez de depender das circunstâncias, dependemos da fidelidade daquele que nos chamou para permanecer.