Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Guarda o teu coração: Provérbios 4 23

Green spring summer park. Blooming grass, trees, dandelions.

O provérbio escrito no capítulo 4 23 nos adverte sobre algo muito importante e que pode gerar impactos positivos na vida quando optamos por seguir esse conselho ” Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

O livro de provérbios é rico em conselhos e nos faz entender os pensamentos mais profundos.

Ele traz ensinamentos práticos para vivermos de forma correta, honesta e justa. Exalta a sabedoria como escolha para uma vida longa e sobre tudo feliz.

Entendendo o Coração no Contexto Bíblico – Provérbios 4 23

Prové2rbios 4 23

Podemos definir o coração como o conjunto de nossas emoções, intelecto, vontades e pensamentos. Zelar de forma especial por cada um desses elementos pode nos preparar para uma vida abundante.

Nossa essência pertence ao coração. Passamos a exalar o perfume de Cristo quando O convidamos a habitar em nós.

Por seu maravilhoso amor, nosso coração pecaminoso foi perdoado e transformado para vivermos uma nova vida nEle. “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne”. Ezequiel 36:26

Quando Deus fala com Samuel: “Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (I Samuel 16:7) entendemos que o nosso coração é alvo dos planos de Deus. Ele valoriza quem somos em essência. Deus nos ama do jeito que somos, de forma completa e perfeita, mas seu foco não está na nossa aparência física.

Precisamos refletir se, de fato, temos guardado nosso coração das influências negativas provocadas pelos padrões impostos na sociedade atual. Eles podem encher nosso coração da vaidade excessiva, do consumo exagerado e desnecessário, de orgulho, de ansiedade, de tristeza ou de angústia.

“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”. (1 Pedro 3:3-4)

O amor próprio inclui, entre outras coisas, todo o autocuidado necessário para uma vida saudável e para promoção do bem-estar físico e espiritual, no entanto, o alerta da reflexão é para protegermos nosso coração de tudo aquilo que nos impede de conhecer nossa verdadeira identidade em Deus e para destacar que Deus nos vê de forma muito especial.

Deus nos ensina que o seu amor por nós é incondicional e independe de nossas características individuais. Ele nos chama como estamos e nos convida para uma vida de transformação em amor e graça. Ele não faz acepção de pessoas.

Quando estamos imersos nos nossos próprios interesses e em nossas vaidades podemos desviar nossa atenção do amor a Deus, do amor ao próximo e do amor próprio.

Demonstrar o amor de Cristo através de nossas relações interpessoais pode provar o quanto a nossa essência foi transformada por Deus. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39).

Sabemos muito bem que o nosso coração tem inclinação para se deleitar nos próprios desejos e cobiças. Isso permite que as influências negativas do mundo tomem uma dimensão maior dentro de nós. Quando não nos alimentamos da palavra de Deus e não buscamos o fortalecimento espiritual ficamos vulneráveis a muitos sentimentos nocivos que não coincidem com a vontade de Deus pra nós.

Perceber qual nosso propósito de vida diante de Deus, faz toda diferença para uma rotina feliz. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. (Colossenses 3:8). Um coração protegido em Deus busca o aperfeiçoamento espiritual procurando com alegria praticar os seus mandamentos.

A bíblia traz muitos outros versículos contextualizando o coração como centro da nossa vida.

  • Emoções:

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito de abate. (Pv 15:13)

  • Intelecto

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (Mateus 22:37)

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:7)

  • Vontades

Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. (Salmos 37:4)

O Significado de Provérbios 4 23

Provérbios 4 23

Guardar o coração nos faz lembrar de algumas palavras como proteger, zelar e cuidar. Tomo a liberdade para definir o coração como lugar precioso onde é possível cultivar os mais diversos sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Guardá-lo não significa dizer que estará imune às adversidades, e sim, preparado para enfrentá-las a partir de escolhas sábias. Os sofrimentos ou provações surgem de forma inesperada em nossas vidas, mas o modo como decidimos encará-los dependerá do quão fortalecido estiver o nosso coração em Deus.

Como é possível guardar o coração?

Com a sabedoria que vem de Deus. Ela é um bússola que nos direciona a viver de modo agradável ao Senhor.

A bíblia nos ensina que para sermos sábios é preciso primeiro temer a Deus

Lições de Provérbios 4 23 para o Mundo Atual

O que devemos fazer para guardar nosso coração contra as influências negativas do mundo?

  • Temer a Deus
  • Amar a sabedoria
  • Desviar-se do mal
  • Cultivar a fé
  • Analisar sentimentos e emoções
  • Falar a verdade
  • Praticar o bem
  • Propagar a paz
  • Ler a bíblia diariamente
  • Orar
  • Confiar em Deus
  • Ser grato

Conclusão

O conselho para guardar o coração é um convite para desenvolvermos ações práticas que edifiquem nossa vida espiritual, física e emocional com o intuito de fortalecer nossa comunhão com Cristo.

Proteger nosso intelecto, vontades, pensamentos e emoções à luz da bíblia nos conduz a uma vida de sabedoria e de vitórias. Quanto ao mais, irmãos, sobre tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e quando estamos conectados com essa verdade, a nossa alegria é desejar que os planos dEle se concretizem em nós.

Mas aquele que me der ouvidos viverá em plena paz, seguro e sem temer mal algum. Provérbios 4:33